Na primeira videoaula, a professora Sandra fala um pouco sobre o conceito e a abrangência da Síndrome de Burnout e sua inclusão na Classificação Internacional de Doenças (CID11).
A professora amplia o conceito da Síndrome a partir da descrição estabelecida pela psiquiatra Christina Maslach, especialista no assunto.
Nesta aula a psiquiatra se aprofunda no termo burnout, de origem inglesa, e sua inserção nessa língua nos anos 1970. Relaciona o conceito com a perda de desempenho e o desgaste.
A quarta aula traz a revisão do conceito, com alguns exemplos atuais da síndrome e como ela afeta diferentes profissionais.
Conheça as estatísticas referentes à Síndrome de Burnout e suas implicações no cenário profissional brasileiro.
Entenda a epidemiologia e as implicações possíveis do Burnout, como a ansiedade e a depressão.
A professora Sandra Carvalhais explica os sintomas e as características do doente, desde as primeiras considerações sobre a síndrome até o entendimento atual da doença.
Entenda também as características clínicas que configuram um quadro de Burnout, com a professora Sandra Carvalhais.
Continuando a falar sobre as características da síndrome, a professora especifica aquelas relativas ao trabalho.
Agora, a professora Sandra relaciona a doença à atuação médica, tendo em vista que o Burnout foi primeiro descrito nos médicos e em outros profissionais da saúde.
Ainda falando sobre o contexto do esgotamento dos médicos, a psiquiatra aponta os fatores de risco e os pontos de melhoria para reduzir a ocorrência do problema entre esses profissionais.
Nesta aula a professora introduz as formas de tratamento, inclusive para os médicos, bem como, as formas de se prevenir o problema.
Para encerrar, a professora Sandra destaca o papel da terapia, a psicofarmacologia e, claro, o envolvimento das instituições para a prevenção da Síndrome de Burnout.
Confira nossa playlist com todos os vídeos desta aula e nosso canal no Youtube com muito mais conteúdo!
Tempo total: 42 minutos