Institucional

A Faculdade IPEMED de Ciências Médicas é uma instituição de ensino superior que oferta cursos de graduação em Radiologia e Pós-Graduação lato sensu em 13 especialidades na área médica. Está presente em 5 capitais brasileiras: Belo Horizonte, Salvador, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, sendo reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) com conceito institucional 4.

Ao longo da sua história, a instituição tem sido um exemplo de inovação e pioneirismo na área médica, contando com importantes parcerias com clínicas e hospitais bem-conceituados. Assim, oferece uma aprendizagem completa, que alia a teoria e a prática, estimulando o conhecimento por meio do contato direto com diversos casos clínicos e diferentes cenários.

Nossa história

No dia 15 de março de 2006, foi inaugurado o Instituto de Pesquisa e Ensino Médico do Estado de Minas Gerais (IPEM), que oferecia Pós-Graduação Lato Sensu na área médica. Nessa época, as aulas teóricas e práticas eram ministradas no Colégio Dom Cabral. O Instituto também contava com cursos extensão para atualização e aprimoramento dos médicos.

Em 2007, o Instituto ampliou a oferta de cursos de Pós-Graduação lato sensu, mudando para uma sede própria no bairro Floresta em Belo Horizonte/MG. No entanto, as aulas práticas ainda eram realizadas nos Hospitais Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), órgão ligado à Secretaria Estadual de Saúde.

No ano seguinte o instituto passou a ser chamado de IPEMED, com ambulatórios próprios. Também foi inaugurada a segunda unidade da Faculdade, em Salvador. Em 2010, foi a vez de São Paulo e Rio de Janeiro ganharem suas sedes, enquanto a de Brasília foi fundada em 2011.

Em 2012, a IPEMED levou as primeiras turmas para o Curso de Atualização Internacional, ministrado na Harvard Medical School, em parceria exclusiva. Mais de 500 alunos da Pós-Graduação já participaram desse programa. Ainda no mesmo ano, o instituto tornou-se faculdade, ao adquirir o curso de Tecnologia em Radiologia, passando a certificar todos os seus alunos.

Desde então, a instituição está focada em oferecer educação continuada de excelência na área médica, com estratégias diferenciadas de aprendizado, atividades práticas e oportunidades de atualização. Tem como grande diferencial a qualificação e a diversificação da oferta de cenários de prática clínica.

Isso é possível por meio de importantes parcerias, com clínicas e hospitais públicos e privados de alto reconhecimento técnico, além de diversos ambulatórios próprios em todas as unidades.

Em 2019 a Faculdade foi adquirida pela Afya Educacional, o maior grupo de educação médica do Brasil e um dos maiores do mundo. Assim, passou a fazer parte de um projeto completo para o desenvolvimento dos médicos em toda a sua jornada, desde a faculdade até a educação continuada.

Nas aulas práticas, os médicos atendem gratuitamente cerca de as Unidades atendem, gratuitamente, mais de 2 mil pacientes por mês, com o acompanhamento de preceptores em cada especialidade médica. Esses pacientes são encaminhados por meio de parcerias com secretarias de saúde e outras instituições parceiras.

O corpo docente é composto 85% de mestres e doutores, oriundos das mais renomadas instituições de ensino e atuantes nas principais sociedades médicas. A qualidade na educação também se deve à estrutura de ponta, tanto das salas de aula quanto dos ambulatórios próprios, bem equipados.
 
 
 

Responsável técnico/IPEMED BA
Dra. Maria Virgínia Barreto Silva
CRM 9941-BA | RQE 2524

Responsável técnico/IPEMED DF
Dra. Luciana Alves Ribeiro
CRM 24589-DF | RQE 15613

Responsável técnico/IPEMED MG
Dra. Silvia Helena Lyon De Moura Farace
CRM 43893-MG

Responsável técnico/IPEMED RJ
Dra. Silvia Helena Pinto de Araújo
CRM 491163-RJ

Responsáveis técnicos/IPEMED SP
Dra. Mônica De Freitas Leitão
CRM 72929-SP | RQE 46088

Projeto Administrativo e Pedagógico

Para manter o alto nível de qualidade administrativa e educacional, a Faculdade IPEMED mantém dois órgãos reguladores. Um deles é o Conselho Superior (CONSUP), de caráter consultivo e deliberativo, composto por diretores, membros do corpo docente, do corpo discente e representantes dos colaboradores.

VEJA O REGULAMENTO DO CONSELHO SUPERIOR (CONSUP)

 

Já o Núcleo Docente Estruturante (NDE) foi criado para qualificar o envolvimento dos professores no processo de formação e consolidação dos cursos da Faculdade. É o responsável pela formulação, a implementação e o desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

VEJA O REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)

 

Missão e valores

MISSÃO

Desenvolver ensino e pesquisa com ética e profissionalismo em uma instituição sólida, saudável e sustentável, promovendo a formação e o aprimoramento profissional na área da saúde, pautados na coragem de inovar e no alívio do sofrimento humano.

 

VALORES

O Princípio do Benefício Mútuo é a base sobre a qual a Faculdade IPEMED de Ciências Médicas constrói a sua relação com os seus diversos públicos. Agregamos valor educacional para os alunos e acreditamos que a melhor maneira de ser bem-sucedida é procurar compreender e considerar as necessidades de todos os segmentos da sociedade que influenciam direta ou indiretamente nossas atividades.

O sucesso do nosso trabalho traz a obrigação de altos padrões de comportamento e a integridade em tudo o que fazemos e onde operamos. Esses padrões não devem ser comprometidos em razão dos resultados.

Também temos o compromisso de respeitar metas, tarefas e objetivos propostos, valorizar o desempenho meritório e, assim, valorizar com ética, profissionalismo e respeito colaboradores, alunos, professores, fornecedores, parceiros comerciais e a comunidade em geral. Este é o nosso Princípio da Transparência.

Nosso relacionamento com os diversos públicos está baseado no comportamento ético, transparente, sem preconceitos de origem, raça, gênero, etnia, cor, idade, orientação sexual ou quaisquer outras formas de discriminação, garantindo um ambiente livre de constrangimento de todo tipo.

Na Faculdade IPEMED, cordialidade, respeito, eficiência, profissionalismo, honestidade, dignidade e civilidade com todos os seus públicos é uma premissa básica, que deve pautar todo o nosso comportamento.

A Faculdade IPEMED se engaja no atendimento médico gratuito à população carente, compartilhamento democrático da educação médica, pautada na ética e na dedicada atenção à pessoa humana.

Também buscamos oferecer um ambiente seguro, saudável e motivador para todos os colaboradores. Em contrapartida, cada um deve agir de maneira justa, honesta, coerente, transparente e segura, encorajando os seus colegas a agir da mesma forma no local de trabalho, observando os padrões apropriados de conduta.

O nosso ambiente também deve ser livre de qualquer favorecimento próprio ou de terceiros, combatendo todas as formas de desvio de conduta, denunciando esse tipo de prática.

Além disso, valorizamos os conhecimentos compartilhados, a proatividade, a criatividade, a inovação, a simplicidade e a flexibilidade na busca de soluções por meio de estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de nossas funções, tendo por escopo a realização do bem comum.

Por fim, promovemos, de forma contínua, a cultura do diálogo, da aproximação e do estabelecimento da verdade, visando transformar a cultura da reclamação em uma cultura de cooperação e participação.

CONFIRA O NOSSO CÓDIGO DE ÉTICA.

 

ESCLARECIMENTOS

De acordo com a orientação do Conselho Federal de Medicina, esclarecemos que os cursos de Pós-Graduação lato sensu não são equivalentes a uma residência médica. Todos os médicos pós-graduados no Brasil, inclusive os que concluíram pós-graduação na modalidade de residência médica, para serem considerados especialistas por uma sociedade médica terão, obrigatoriamente, que realizar a prova de título das sociedades e, somente após aprovados e após registrarem o título no CRM, poderão divulgar essa informação.

Os cursos de especialização são regidos pela Resolução nº 01, de 08 de junho de 2007, do Conselho Nacional de Educação (CNE) e não devem ser confundidos com a titulação de especialista, que pode ser obtida de acordo com as regras legais das profissões na área de saúde.